VII SIP 2020

02/06/2022 14:07

O VII SIP teve como tema os “Desafios e Inovações das Ciências Biológicas em tempos de pandemia” e ocorreu pela primeira vez em formato totalmente online, com o objetivo unir comunidade científica e não científica para debater diversos assuntos extremamente importantes, bem como incentivar a integração entre os programas de pós-graduações do CCB/UFSC.

As inscrições foram totalmente gratuitas para quem quiser assistir as palestras e mesas redondas. Os discentes da UFSC ou externos a ela puderam participar enviando um trabalho, que foi publicado nos Anais do Simpósio.

Foram convidados professores, pesquisadores e profissionais da indústria de todo o Brasil, que compuseram as mesas redondas com os temas:

  • Os impactos da pandemia na saúde mental;
  • Os desafios para a equidade racial e de gênero na ciência;
  • Ciência versus Fake News: como combater a desvalorização científica?;
  • Mercado de trabalho além da academia;
  • As inovações e tendências na pesquisa científica;
  • Política Ambiental no século XXI: as questões ambientais e o descaso no Brasil.

 O VII Simpósio de Integração das Pós-Graduações do CCB (UFSC) ocorreu de forma totalmente online, dos dias 09 a 12 de dezembro de 2020, o Simpósio teve como tema os “Desafios e Inovações das Ciências Biológicas em tempo de pandemia”, e trouxe mesas redondas que proporcionaram debates importantíssimos para o século XXI e, principalmente, para o atual momento brasileiro.

 

OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA SAÚDE MENTAL

Em 2020, todo o cenário global modificou-se, trazendo consigo sérias implicações à saúde mental das pessoas. O isolamento social atrelado à mudança brusca de hábitos, medo de contaminação e perda de entes queridos resultou no aumento das taxas de depressão, ansiedade e insônia. Nessa mesa intitulada “Os impactos da pandemia na Saúde Mental”, pesquisadoras e pesquisadores debaterão sobre o assunto para conhecermos um pouco mais sobre os aspectos específicos do cérebro, que acarretam essa série de problemas, e como funcionam os tratamentos para a manutenção da saúde mental.

 

OS DESAFIOS PARA A EQUIDADE RACIAL E DE GÊNERO NA CIÊNCIA

A representação das minorias na ciência é um debate cada vez mais regular em ambientes científicos com a intenção de promover uma maior equidade de gênero, buscando acesso igualitário à academia e aos órgãos de pesquisa. As barreiras femininas são claras, quanto aos postos de destaque na representação científica. Com o intuito de fomentar o debate e trazer inspiração para as jovens cientistas, chamamos quatro mulheres, que transcenderam estas dificuldades para nos contar a sua trajetória acadêmica de superação e força.

 

 

CIÊNCIA VERSUS FAKE NEWS: COMO COMBATER A DESVALORIZAÇÃO CIENTÍFICA?

A propagação de notícias falsas tem causado grave desserviço à sociedade, gerando desinformação e muitas vezes preocupações infundadas. As “Fake News”, que dominaram o país em pleno século XXI, passaram a prejudicar inúmeras pessoas, principalmente nessa época de pandemia. A ciência, historicamente, é resistente às disputas ilógicas e irracionais, e propaga a inovação e progresso social. Nesse cenário, é dever do cientista combater as “Fake News”, promovendo a valorização da educação e do conhecimento e demonstrando que o caminho para o progresso advém da ciência. Para debater sobre o tema, convidamos professoras e professores que vem realizando trabalho de divulgação científica de forma excepcional.

MERCADO DE TRABALHO ALÉM DA ACADEMIA

O mercado de trabalho é uma preocupação constante dos cientistas, e cada vez mais este cenário vem se acirrando com a alta competitividade em cargos dentro das Universidades. Esse cenário contribui para que novos profissionais busquem outras formas de trabalho. Uma das principais causas é a lacuna entre o que é aprendido nas Universidades e as necessidades dos outros setores que poderiam captar estes cientistas. Para ampliar a visão com outras possibilidades de mercado de trabalho, convidamos pesquisadoras e pesquisadores, que atualmente seguem carreiras fora da academia para uma discussão sobre o tema.

AS INOVAÇÕES E TENDÊNCIAS NA PESQUISA CIENTÍFICA

As atividades científicas e tecnológicas se desenvolvem de forma cada vez mais dinâmica e acelerada na busca por inovações, que supram a necessidade da sociedade, buscando implementar novos significados para produtos e processos. Com o propósito de atualizar os participantes do evento quanto as novas tendências nas pesquisas científicas, chamamos quatro pesquisadoras e pesquisadores para nos contar sobre o que vem sendo aprimorado nas metodologias e como será o futuro da pesquisa científica.

 

POLÍTICA AMBIENTAL NO SÉCULO XXI: AS QUESTÕES AMBIENTAIS E O DESCASO NO BRASIL

No Brasil, as questões ambientais estão sendo cada vez mais tratadas com descaso, o que tem acarretado em diversos problemas no meio ambiente. O acúmulo de lixo; assoreamento dos rios; urbanização desenfreada; rompimento de barreiras; invasão de terras indígenas; poluição marinha; uso demasiado de agrotóxicos; queimadas da Amazônia; destruição do habitat da fauna; são alguns dos sérios problemas que o país enfrenta em pleno século XXI. Nesse cenário, debater sobre esse tema tão amplo e tão importante é de extrema urgência para compreendermos os aspectos legais e históricos, que nos trouxeram até o presente momento. E, também, para auxiliar a prever quais serão as perspectivas futuras para a humanidade, caso as questões ambientais continuem sendo tratadas com descaso no país.

Reunião da Comissão Organizadora em 8 de dezembro de 2020.

Comissão organizadora:

Professor Responsável: Prof. Dr. Geison de Souza Izídio
Presidentes:
– Aline Nunes – PG em Biotecnologia e Biociências
– Ana Carolina da Silva Vieira – PG em Farmacologia
Assistentes:
– Ana Clara Nass da Cruz Torrá – PG em Bioquímica.
– Carla Eliana Davico – PG em Biologia Celular e do Desenvolvimento
– Carlito Jorge Oliveira- PG em Ensino de Biologia
– Caroline Schmitz – PG em Biotecnologia e Biociências
– Júlia Puñal – PG em Biologia Celular e do Desenvolvimento
– Kathleen Yasmin de Almeida – PG em Biologia Celular e do Desenvolvimento
– Leonardo Bruno Macagnan PG em Biologia de Fungos, Algas e Plantas
– Matheus Mangini Bertuzzo – PG em Neurociencias
– Ricardo Boelter Moraes – PG em Perícias Criminais Ambientais
– Thais Alves do Amaral – PG em Ciências Fisiológicas

 

Abertura do VII SIP no dia 09 de dezembro de 2020.

Site do VII SIP online: https://www.even3.com.br/sipccb/